O Centro de Informações Toxicológicas de Santa Catarina (CIT/SC) é uma unidade pública de referência no Estado na área de Toxicologia Clínica, com atendimento em regime de plantão permanente, por meio telefônico e/ou presencial, nas intoxicações e envenenamentos.
Localizado junto ao Hospital Universitário, o CIT/SC iniciou suas atividades em maio de 1984, fruto de um Convênio entre a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, a Universidade Federal de Santa Catarina e a Fundação Osvaldo Cruz. Em, 2003 entrou no organograma oficial da SES/SC fortaleceu a cooperação Técnica, a parceria com a UFSC e o Hospital Universitário.
Graças a esta parceria, UFSC-SES/SC o CIT/SC há 25 anos vem contribuindo na melhoria da qualidade da assistência, redução da morbimortalidade das intoxicações e dos custos finais do sistema de saúde. Neste período foram registrados aproximadamente 130.000 atendimentos.
O CIT/SC mantém um serviço de plantão 24 horas onde presta informações específicas em caráter de urgência a profissionais de saúde, principalmente médicos da rede hospitalar e ambulatorial e de caráter educativo/preventivo à população em geral, diretamente ou através de ligação gratuita pelo telefone:
0800 643 5252
O CIT/SC é membro da Associação Brasileira dos Centros de Informação e Assistência Toxicológica e Toxicologistas Clínicos - ABRACIT, cujo objetivo é representar os Centros e seus profissionais junto a órgãos e conselhos governamentais executivos e legislativos, na busca de medidas de efetivo reconhecimento e valorização dos Centros.
Objetivo Geral
Sistematizar, ampliar e difundir o conhecimento técnico-científico no campo da Toxicologia, visando à prevenção, ao controle e ao tratamento adequado dos acidentes, riscos e danos de natureza toxicológica provocados por medicamentos, domissanitários, animais peçonhentos, plantas tóxicas, cosméticos, produtos químicos industriais, agrotóxicos, poluentes industriais e quaisquer outras substâncias potencialmente agressivas ao ser humano.
Tenho uma casa numa regiao que no verão tem muitas jararacas e gostaria de saber como manter em casa uma dose de soro antiofidico para o caso de ser picada por uma cobra. Dificil conseguir informações a este respeito.
ResponderExcluir