terça-feira, 10 de dezembro de 2013

A LOCOMOÇÃO DAS SERPENTES



Locomoção Ondulatória Horizontal


É comumente usada quando uma cobra rasteja com velocidade moderada a alta. O corpo formas curvas em  ¨S¨ e o animal se impulsiona para frete por meio de pressão que as alças do corpo exercem para trás e para os lados contra irregularidades do substrato. Os lugares contra os quais a pressão é aplicada são indicados por cristas do solo na parte posterior de cada alça do corpo. A superfície ventral lisa da cobra reduz o atrito com o solo.



Locomoção Retilínea

Pode ser empregada ao aproximar-se lentamente de uma presa ou ao mover-se cautelosamente. A cobra rasteja lentamente, geralmente com o corpo quase reto. A pele frouxa do ventre avança em ondas ondulatórias, que parecem passar da cauda até a cabeça. Em vista lateral as ondulações baixas aparecem ao longo da superfície ventral quando as escamas ventrais avançam em série progressiva, pressionadas contra o solo e o corpo escorrega para frente dentro da pele. Ao contrario da locomoção ondulatória horizontal, o atrito entre a superfície ventral da cobra e o substrato é essencial.



Locomoção em Sanfona

Esta envolve a extensão e a retração do corpo de um ou mais pontos de atrito ou âncora. Pode ser usada em uma superfície achatada, ao rastejar através de um túnel ou ao trepar. Os movimentos do corpo em sanfona talvez sejam mais bem visto quando usado para subir por uma fresta. A cobra âncora à parte anterior de seu corpo pressionando-a contra as superfícies próximas por meio de alças do corpo. Puxa então suas partes posteriores, ancorando-as da mesma maneira. As partes anteriores são agora libertadas e estendidas (abrindo as alças). Alternando estas duas ações, a cobra progride para cima. Às vezes há combinação de locomoção em sanfona com locomoção ondulatória horizontal.



Locomoção por Meio de Alças Laterais

É uma forma especial de locomoção encontrada em diversas víboras africanas e do oeste da Ásia e na cascavel norte americana. Todas são especiais de zona Áridas. A locomoção por meio de alças laterais parece ser uma adaptação para a movimentação rápida sobre superfícies lisas sem obstáculos como areia ou terra muito dura. Evita escorregar e conserva energia. A velocidade atingida ajuda a fugir de inimigos. A locomoção por meio de alças laterais foi considerada uma forma modificada de locomoção ondulatória horizontal. As alças de um lado do corpo são ligeiramente elevadas do substrato e a força exercida pelas alças do outro lado impulsionam a cobra para o lado. A força propulsora não é mais exercida horizontalmente, mas em ângulo oblíquo em relação à superfície. Esta força inclinada compensa a ausência de irregularidades da superfície, necessárias para a locomoção ondulatória horizontal. A locomoção por meio de alças laterais tem sido considerada um caso especial de locomoção em sanfona.













Nenhum comentário:

Postar um comentário