sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Espécies de borboletas recém-descoberto nomeado após Sir David Attenborough

Uma equipe internacional de entomologistas descreveu duas novas espécies de borboletas Satyrid das florestas tropicais de terras baixas da bacia do alto Amazonas, e nomeou um deles após o naturalista famoso Sir DavidAttenborough.


Black-eyed sátiro do Attenborough (Euptychia attenboroughi): sexo masculino (linha superior) e do sexo feminino.  Barras de escala - 1 cm.  Crédito da imagem: Andrew Neild / curadores do Museu de História Natural, em Londres.
Black-eyed sátiro do Attenborough (Euptychia attenboroughi): sexo masculino (linha superior) e do sexo feminino. Barras de escala - 1 cm. Crédito da imagem: Andrew Neild / curadores do Museu de História Natural, em Londres.

Ambas as novas espécies pertencem a Euptychia, um género de borboletas na família Nymphalidae (borboletas quadrúpedes escova-footed, ou).
O primeiro, chamado attenboroughi Euptychia, é conhecido a partir de Venezuela, Colômbia e Brasil, de acordo com o líder da equipe de pesquisa Dr Andrew FE Neild do Museu de História Natural, em Londres.
"Chamamos esta borboleta para homenagear os grandes naturalistas Inglês, autor e apresentador de TV, Sir David Attenborough, em sinal de gratidão para abrir os olhos e os corações de milhões com o mundo natural através de seu trabalho inspirador e edificante", Dr Neild e co-autores disse.
O nome proposto é sátiro Inglês black-eyed do Attenborough.
"Outros animais e plantas tenham sido previamente dedicada a Sir David Attenborough, mas faz-nos felizes e orgulhosos de ser a primeira a dedicar uma espécie de borboleta em seu nome", acrescentou o Dr. Neild.
"Apesar de sermos uma grande equipe de vários países de quatro continentes e em todo que falam línguas diferentes, todos temos sido profundamente influenciado e inspirado por documentários fascinantes e informativos de Sir David."
Os Euptychia attenboroughi 's asas atípicos em comparação com seus parentes, ter sido a razão Dr Neild e co-autores levaram à abundância de caracteres diagnósticos para definir seu posicionamento taxonômico. Os padrões peculiares e morfologia inicialmente levou a equipe a pensar a espécie poderia ser ainda um novo gênero.
"Foi uma surpresa para nós que os dados de ADN inclusão desta nova espécie do gênero existente suportados Euptychia, uma vez que esta espécie não tinham um carácter estrutural distintivo que foi considerado para ser compartilhado por todos os membros do gênero", explicou o membro da equipe Dr. Shinichi Nakahara , do Museu de História Natural da Flórida.
Sophiae Euptychia, do sexo masculino.  Barra de escala - de 1 cm.  Crédito da imagem: Thamara Zacca.
Sophiae Euptychia, do sexo masculino. Barra de escala - de 1 cm. Crédito da imagem: Thamara Zacca.
A segunda nova espécie, Euptychia sophiae, só é conhecido a partir da localidade tipo no Parque Nacional da Serra do Divisor, Acre, no extremo oeste do Brasil.
Attenboroughi Euptychia e E. sophiae são descritos em um artigo publicado on-line esta semana pela revista ZooKeys.
fonte 

Nenhum comentário:

Postar um comentário