sábado, 19 de dezembro de 2015

Dicas para quem gosta de Trilhas e Caminhadas junto a Natureza





BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
Barra Velha e São João do Itaperiú SC








Caros amigos hoje daremos algumas dicas para quem 

gosta de fazer trilha  e Caminhadas junto a Natureza.


Use botas ou tenes, para evitar machucados e escorregões.

Leve mais suprimentos do que você acha que vai usar água e comida, principalmente. leve também fósforos, remédios, lanternas e roupas quentes.

Nunca esqueça que a natureza não é seu jardim! Olhe sempre onde anda e no que toca. 

 

Conheça as cobras locais. Conheça o tipo de lugares onde estes animais gostam de viver e se esconder, saiba em que época do ano, as horas do dia / noite ou em que tipos de tempo eles têm mais probabilidade de serem ativos.

Ser especialmente vigilante sobre possibilidade de picadas de cobras, após as chuvas, durante inundações, na colheita e a noite.

Evite as serpentes, tanto quanto possível. Nunca manipular, ameaçar ou atacar uma cobra e nunca encurrala-la intencionalmente em um canto ou espaço fechado.

Se for possível, tentar evitar dormir no chão. Você pode rolar em uma cobra durante o sono, ou uma cobra pode se aninhar ao seu lado para se aquecer.

Não saia sem celular ou rádio e avise alguém de confiança o trajeto que ira fazer e quanto tempo ira você ficara na natureza, estas informações podem ser útil para equipes de emergência se você se perder.

Quando perceber que se perdeu, não tente voltar sozinho. Você pode se embrenhar mais ainda no mato. ligue para a emergência e de o máximo de informações que puder sobre a área.

Cuidado com pedras escorregadias e riachos. machucar-se no mato é muito mais complicado que na cidade, tanto para a vitima quanto para o socorro.

José Roberto Cruz
Chefe e Instrutor do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA)

Bombeiros Voluntários de Barra Velha e São João do Itaperiú SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário