sexta-feira, 29 de maio de 2015

Cobra Cipó Resgatada em Barra Velha







BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
Barra Velha e São João do Itaperiú SC
















Caros amigos leitores no dia 28 de maio de 2015, em uma inspeção de rotina em uma cisterna desativada a mais de 15 anos, localizada nos fundos do terreno de nosso Quartel, foi encontrado uma serpente popularmente chamada de Cobra Cipó, O animal aparentemente não conseguia sair, por este motivo o Chefe do Núcleo de Proteção Ambiental  NPA colocou um galho para que ela podasse escalar e ganhar liberdade.









Hoje pela manha o local foi novamente vistoriado e por algum motivo o animal não escalou o galho forçando a Equipe de Resgate de Animais Peçonhentos e Venenosos do NPA a descer e resgatar o animal.


A Serpente resgatada não é de importância medica e sera libertada em seu habitat natural Mata Atlântica.



 Chironius bicarinatus

NOME POPULAR: Caninana - Verde - Cobra Cipó


FAMÍLIA: COLUBRIDAE


Características: serpente não peçonhenta de tamanho médio a grande podendo medir até 1,7m, corpo delgado e cauda muito longa. Ocorre desde o nordeste do Brasil, pela costa Atlântica ate o sul do Rio Grande do Sul, a distribuição estende-se para oeste no sul do Brasil atingindo o Uruguai e Argentina. Possui hábito sub arborícola e atividade diurna. Alimentam-se de anurus e pequenos lagartos. Quando acuados elevam a parte superior do corpo, inflam e achatam lateralmente o pescoço e escancaram a boca, desferindo botes se a ameça persiste.


Lembramos a população de Barra Velha SC, que o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) atende este tipo de Emergência, Resgatando animais Peçonhentos e Venenosos e animais silvestres que estejam causando risco a população pedimos aos cidadães que não tente matar ou capturar estes animais, nos comunique da presença deles e iremos Resgata-los. Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) possui pessoal Treinado e Qualificado para este tipo de Ocorrência.


Tel: de Emergência 34460000

José Roberto Cruz

Chefe do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA)


Nenhum comentário:

Postar um comentário