terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Mateira AQUARELA FM 94,5 Gambá é ferido por populares

  • PUBLICADO POR:

Gambá é ferido por populares na Rua Ari Nogueira dos Santos, em Barra Velha; NPA alerta para crime de maus tratos


Núcleo Proteção Ambiental Barra Velha 02

06.01 – O Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) dos Bombeiros Voluntários de Barra Velha resgatou dia 3 de janeiro um gambá (nome científico Didelphis Marsupialis), por volta das 11h da manhã na Rua Professor Ari Nogueira dos Santos, acesso ao Morro do Cristo, no centro barra-velhense. A moradora Isalene Almeida chamou o Núcleo de Proteção Ambiental após constatar que o animal estava ferido num terreno baldio próximo à sua residência.

Ao chegar no local, a corporação voluntária constatou que realmente se tratava de um gambá ainda jovem e bastante ferido. Segundo o instrutor José Roberto Cruz (foto acima), o animal estava muito abatido, pois sangrava devido a ferimentos por todo o corpo. A equipe o levou para avaliação no próprio Núcleo de Proteção Ambiental, que o encaminhou imediatamente ao zoológico do Beto Carreiro World, em Penha, onde foi atendido de imediato.

O instrutor roberto e sua equipe ficaram revoltados com a situação, pois constataram que toda a violência contra o animal foi promovida por humanos, e optou por não postar as fotos do gambá no blog npabombeiros.blogspot.com, que atualiza diariamente informações do núcleo, devido ao volume de ferimentos. O instrutor classificou a situação como “uma barbaria”. Mesmo assim, reforçou o exemplo da moradora Isalene em chamar o NPA.

Os Bombeiros Voluntários de Barra Velha alertam que a lei 9.605 de 12 de dezembro de 1998 estabelece sanções penais e administrativas para quem maltrata animais ou tem outras condutas lesivas ao meio ambiente. O capítulo é específico sobre os crimes contra a fauna.

Roberto e equipe reforçam que o NPA tem socorristas especialmente capacitados para o resgate de animais silvestres e também cobras e demais animais peçonhentos. É só chamar pelo fone 3446.0000 que o NPA promove o resgate gratuitamente, trata o animal e o devolve ao seu habitat natural. Em alguns casos, os bichos resgatados vão para o zoo do parque Beto Carrero, como aconteceu também recentemente com um tamanduá resgatado final do ano passado na Praia da Península (Rua Armando Petrelli).

fonte:http://www.aquarelafm.com.br/2013/

Nenhum comentário:

Postar um comentário