sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

A Extinção da Fauna Brasileira



A biodiversidade natural brasileira está em extinção por vários motivos, todos eles relacionados à exploração desmedida da natureza e a falta de responsabilidade e fiscalização das autoridades, o tráfico ilegal de animais silvestres é uma das ameaças mais direta que temos atualmente ao equilíbrio ambiental. De acordo com informações da WWF- Brasil, nosso país está entre os maiores exportadores ilegais de animais silvestres, em um mercado que movimenta mais de US$ 1 bilhão, comercializando cerca de 12 milhões de animais silvestres ao ano, isso significa que a cada 12 meses nossa fauna perde um número absurdo em torno da sua biodiversidade natural.

Os animais considerados silvestres são todos aqueles que precisam estar na natureza para o seu desenvolvimento e reprodução natural, em cativeiro eles simplesmente morrem ou deixam de viver como deveriam se estivem livres. O Brasil sustenta um grande comércio interno de tráfico de animais que está relacionado a um mercado internacional, e a cada dez animais capturados, presos e transportados para serem vendidos apenas um chegam com vida ao seu destino final. Isso porque os animais, sobretudo as aves que encabeçam a lista dos mais desejados correspondendo 80% dos animais apreendidos, sofrem uma violência enorme antes de ser mandados para a venda. Quando presos algumas espécies de pássaro são cegados, tem o bico e as asas cerradas para que não fujam, espécies de mico passam por uma sessão de fortes rodopios até ficar tontos para aparentar serem mansos, são transportados em caixas sem ventilação, ficam dias sem comer e sem beber água, entre outras atrocidades da qual a ganância humana é capaz.

Ainda segundo o Ibama aumenta consideravelmente o número de animais em extinção por conta do tráfico, espécies de pássaros como arajuba, o papagaio-chauá, o curió, o bicudo e o cardeal são exemplos específicos em extinção na natureza, e a ararinha azul atualmente só existe em cativeiro, além do mico leão dourado, mico leão preto, pica-pau de cara amarela, entre outras em um total de 130 espécies. A fiscalização ambiental tem tentado dar conta desse crime mas a biodiversidade brasileira faz com que as ações dos criminosos aconteçam em todo o país, é importante a consciência de cada em não comprar animais silvestres que muitas vezes vemos sendo vendidos por aí, além é claro de denunciar junto as autoridades esse tipo de comércio. No site do Ibama está disponível um cadastro para quem souber de qualquer informação a respeito de venda ou tráfico de animais de qualquer espécie, a denúncia pode ser feita também pelo telefone Linha Verde do IBAMA – 0800- 61 8080, além de outros lugares específicos em cada região, então fique ligado e denuncie.




saiba mais
fonte: http://www.blogdacomunicacao.com.br/a-extincao-da-fauna-brasileira-por-conta-do-trafico-de-animais-silvestres/

Nenhum comentário:

Postar um comentário