domingo, 12 de janeiro de 2014

INSETOS PERIGOSOS

Os insetos são invertebrados segmentados que possuem esqueleto externo (exoesqueleto). Apresentam corpo dividido em três partes distintas (cabeça, tórax e abdome), três pares de pernas articuladas e um par de antenas. Podem ser alados ou não. Quando alados, apresentam um ou dois pares de asas. pertencem a Classe Insecta e estão presente em quase todos os ecossistemas do planeta. Estima-se que mais de um milhão de especies de insetos são conhecidas.
Podemos considerar a grande maioria dos insetos como uteis. muitos são polinizadores; outros são produtores (como as abelhas). alguns auxiliam na decomposição de matérias  outros servem de alimento para animais e para humanos. Em contraposição, algumas especies são prejudiciais ao homem, podendo causar danos materiais (pragas de lavoura) e danos à saúde  atuando como vetores de moléstias (dengue, doença de chagas, malaria etc).
Algumas especies de insetos produzem toxinas (venenos) que são utilizados como defesa contra seus predadores. acidentalmente essas toxinas podem entrar em contato com humanos, causando agravos à saúde  Entre as muitas ordens de insetos, quatro se destacam devido ao seus venenos.
Ordem Coleoptera (Besouros)
Ordem Hymenoptera (abelhas, vespas, marimbondos e formigas)
Ordem Hemiptera (percevejos)
Ordem Lepidoptera (taturanas)


Fonte: Animais Venenosos Instituto Butantan


Nenhum comentário:

Postar um comentário