19 AGO 2014
Atractus spinalis: nova espécie de serpente descoberta no Brasil
Crédito: Mauro Teixeira Junior
|
Uma nova espécie de serpente foi descoberta na Serra do Espinhaço, no Parque Nacional da Serra do Cipó, em Minas Gerais. O estudo que descobriu o novo réptil foi realizado por pesquisadores do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade de São Paulo (USP) e do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Repteis e Anfíbios (RAN-ICMBio), com o apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.
A oficialização da descoberta aconteceu em março do ano passado, com a publicação do artigo A new species ofAtractus (Serpentes: Dipsadidae) from Serra do Cipó, Espinhaço Range, Southeastern Brazil, with proposition of a new species group to the genus na revista Papéis Avulsos de Zoologia (USP).
A espécie Atractus spinalis pertence à família Dipsadidae. Ela leva esse nome porque o termospinalis deriva do latim spina, relacionado à espinha dorsal dos vertebrados e foi usado como referência à Cadeia do Espinhaço, conjunto de serras onde ela foi encontrada e cujo formato lembra uma espinha dorsal. De tamanho pequeno, com aproximadamente 30 centímetros, a nova espécie possui cauda curta e uma coloração avermelhada, com estrias escuras.
Segundo relato do biólogo Hugo Bonfim, um dos pesquisadores envolvidos no estudo, a espécie não oferece risco à saúde humana, sendo endêmica da região onde foi encontrada, que pertence ao Bioma Cerrado. Até o momento, os estudos do grau de ameaça de extinção dessa nova espécie não foram concluídos.
saiba mais
fonte: http://www.fundacaogrupoboticario.org.br/pt/noticias/pages/nova-especie-de-serpente-e-descoberta-em-mg.aspx
Nenhum comentário:
Postar um comentário