domingo, 17 de agosto de 2014

Acidentes com Serpentes

caros amigos Leitores as serpentes que causam envenenamento de importância medica estão distribuídas em vários gêneros; botrópico, crotálico, laquético e elapídico. Dentre eles o mais frequentes é o botrópico.

Os acidentes em geral acontecem na mata, no roçado, em quintais de chácaras, e sitio e terrenos baldios de periferia. Na  maioria dos ambientes, é característica a ocorrência, aos períodos de calor e umidade.

No exame clínico local, atentar para descrever corretamente os sinais; diferenciar equinose, cianose, hemorragias, necrose; observar a extensão do edema quando presente.

Na rotina de atendimento não há exames laboratoriais que permitam detectar a presença do veneno. entretanto, os testes de coagulação são uteis para realização do diagnostico, sendo utilizados também no monitoramento da eficácia terapêutica.

Um grave equivoco é a noção de que há um soro universal capaz de neutralizar os efeitos de todos e qualquer venenamento. para cada tipo,  são produzidos antivenenos, que são imunoglobulinas heterólogas específicas.

Outra falsa premissa é de que a picada por um animal peçonhento é sempre sinônimo de soroterapia. Existem muitas serpentes não peçonhentas capazes de agredir um individuo. de outra forma, uma serpente peçonhenta pode não injetar veneno suficiente para causar alterações fisiopatológicas, e  determinar uma "picada seca".

É por tanto, necessário que o paciente seja criteriosamente avaliado  por ponto de vista clinico e laboratorial para definir o diagnóstico e indicar o tratamento especifico.

fonte: Acidentes por Animais Peçonhentos do Brasil
Instituto Butantan 


Nenhum comentário:

Postar um comentário