Desde muito anos atrás, vários animais que compunham a fauna da Mata Atlântica, vem sendo extinguidos da Terra. As principais causas desse desaparecimento estão nas atitudes inconscientes que o próprio ser humano vem exercitando, o que implica na vida animal como um todo. São realizadas queimadas e desmatamento desnecessárias nas áreas verdes, captura ilegal e tráfico de animais, além do grande problema da poluição de rios e afins.
A Mata Atlântica constitui um dos maiores habitat de uma diversidade de animais, justamente porque tem uma extensão territorial bastante representativo, possuindo aproximadamente 100 mil quilômetros quadrados. Por causa da condição climática provocada pela aglomeração de árvores, muita espécies da fauna e flora se tornam provenientes desse ambiente. Estão presentes – mamíferos, anfíbios, aves, peixes, répteis e milhares de tipos de plantas, muitos ainda sem nomenclatura.
Cerca de 567 espécies de animais da Mata Atlântica são endêmicas, o que indica que as mesmas são específicas desse bioma, não podendo suceder em outros ambientes. Mesmo sendo considerada como a maior floresta tropical do mundo junto a Amazônica, a Mata Atlântica apresenta o maior número de espécies da flora e da fauna ameaçadas de extinção. A diversidade vem sendo diminuída a cada ano por causa da intervenção do homem ao deteriorar os hábitats da vida animal com a expansão de atividades pecuaristas e agrícolas, urbanização mal planejada e etc.
Vários planos ambientes estão sendo desenvolvidos a década a fim de diminuir esse impacto irreversível causado pela extinção das espécies. Alguns líderes políticos e vários ambientalistas tentam de todas as formas, bloquear o processo de extinção através de estratégias de monitoramento, fiscalização e aplicação depenalidades aos praticam qualquer prejuízo a fauna e flora.
Todos os anos os órgãos relacionados a preservação do meio ambiente, apresentam uma lista contendo as espécies de animais que estão ameaçados de extinção, especificando o nível que dá possibilidade para que aconteça. As espécies ameaçadas portanto, são as que se encontram em perigo de extinção, já as espécies extintas da natureza, são os tipos que somente podem ser encontrados nos cativeiros mantidos em reservas ambientais.
Compreendendo uma área de cerca de aproximadamente 100 mil quilômetros quadrados, a Mata Atlântica apresenta grande diversificação tanto na sua fauna, quanto na sua flora. Abrangendo grande parte da região litorânea brasileira, a Mata Atlântica é considerada uma das florestas tropicais mais importantes do mundo.
Além de apresentar uma rica biodiversidade, a Mata Atlântica é o bioma que abriga uma das árvores mais importantes e famosas do Brasil, o pau-brasil. Por ser um bioma bastante extenso e por apresentar grande diversificação na sua biodiversidade, a Mata Atlântica tem se tornado alvo vuneravél do desmatamento, devido aocorte ilegal de árvores, as queimadas e devido a poluição ambiental.
Além desses fatores que causam significativas alterações no habitat de diversas espécies de animais, a caça ilegal e o contrabando de animais tem causado o processo de extinção não só do bioma Mata Atlântica, más também das inúmeras espécies de animais que nela habitam. Segue logo abaixo uma breve lista contendo informações sobre as principais espécies de animais ameaçados de extinção na Mata Atlântica.
Fonte: http://www.dicasfree.com/animais-em-extincao-na-mata-atlantica/#ixzz2zpLam5cB
Nenhum comentário:
Postar um comentário