segunda-feira, 21 de abril de 2014

Animais Peçonhentos (Perguntas e Respostas)

Caros amigos leitores em palestras ministradas para alunos da Rede Publica Municipal  de Barra Velha e São João do Itaperiú SC, notei que as perguntas sobre animais peçonhentos se repetiam frequentemente, por esta razão estou postando 27 perguntas e respostas sobre o assunto.


1º        O que são animais venenosos?
São animais que secretam substâncias tóxicas, mas não possuem amparo para injetar em outro organismo. (sapos, rãs, serpentes e etc).

2º        O que são animais peçonhentos?
São animais venenosos que possuem amparo para injetar sua toxina em outro organismo. (abelhas, vespas, lagartas, aranhas, escorpiões, serpentes e etc).

3º        Todas as serpentes (cobras) são perigosas?
Não. Poucas possuem amparo para injetar veneno em outro organismo.

4º        As serpentes produzem ninhos?
Serpentes não produzem ninhos, pelo menos não no mesmo sentido que as aves, os mamíferos. Em geral, serpentes depositam seus ovos ou parem seus filhotes e, assim que descansam desta ação, saem para cuidar de sua vida, abandonando-a a própria sorte.

5º        Serpentes mamam?
Na verdade o leite não constitui alimento para as serpentes, pois elas não produzem enzimas que o aproveitem. Também não possuem músculos aptos a sugar (mamar), pois esta é uma das características dos mamíferos.

6º        Se elas não mamam como surgiu este mito?
A origem deste mito veio com os escravos de origem africana e é reforçada pelo líquido branco e viscoso que sai do ventre de cobras prenhas quando são mortas por esmagamento ou fortes pancadas. Os escravos que trabalhavam em ordenha costumavam desviar parte do leite obtido nos dias em que encontravam uma cobra grande pela frente. A serpente era morta e levada ao feitor como sendo culpada pela pouca quantidade de leite retirado da vaca. Era a única maneira de certos escravos darem leite para seus filhos.

7º        Cobras têm chifres?

Não. As que comem rãs, pererecas e sapos, os engole pela cabeça e com o ventre voltado para cima. As patas traseiras destes animais, como conseqüência, distendem para cima e para frete, dando a impressão de chifres.

8º        Cobras andam em pares ou em bandos?
Não. Cobras só se encontram na época de reprodução e a sua copula dura, no máximo, 72 horas. E é só nesta ocasião que duas cobras podem ser vistas juntas.

9º        Cobras assoviam?
Não, cobras não assoviam ou silvam. Há até quem diga que elas piam, mas quem produz esses sons são alguns animais caçados pelas serpentes, inclusive ao serem ingeridos.

10º      As cobras soltam bafos?
Algumas expelem o ar do seu pulmão quando estão irritadas e isso de fato assusta os imprudentes ou possíveis agressores.

11º      As serpentes podem cuspir seu veneno?
A única espécie que cospe o veneno (projeta-o para fora da boca por meio de uma abertura em suas presas e não por algum tipo de saliva) é a serpente Naja nigricollis. As cobras brasileiras nem mesmo conseguem babar.

12º      Cobras picam com a cauda?
As cobras ano possuem veneno fora do seu amparo venenoso (glândula, ducto e presa), todo ele concentrado na cabeça do animal. Também não há veneno em cobras mortas ou jogadas no fogo, são apenas costelas e vértebras, em numero bem elevado.

13º      Qual a maior cobra do mundo?
É um conceito dependente da escala que se adote. Em comprimento devemos esse titulo aos exemplares da espécie indiana Python reticulatus, (píton) que não raramente excede os dez metros. Em peso e diâmetro, a campeã é a sul americana Eunectes murinus, (sucuri) que de tão grande se mantém dentro d’água a maior parte do tempo.

14º      Qual a cobra mais venenosa do mundo?
É outro conceito extremamente relativo, levando em conta a rapidez dos efeitos nocivos ao homem, a alta letalidade e a freqüência de acidentes fatais, devem a fama de mais venenosas as taipãs australianas (gênero Oxyuranus, da família das corais). Um caso especial é a da Bothrops insulares uma espécie existente apenas em uma ilha do litoral paulista (Ilha da Queimada Grande) e que possui veneno  mais potente do que a da Bothrops jararaca. 

15º      Serpentes agressivas são peçonhentas?
Há serpentes muito agressivas e não peçonhentas, (jibóias, caninanas cipós e etc). E há serpentes peçonhentas que não são agressivas, (corais), por tanto agressividade e venenosidade não tem relação direta.

16º      Cobras perseguem pessoas?
Elas quando muito se lançam na direção das pessoas, dando impressão ao apavorado de perseguido.

17º      Cobras picam a ultima pessoa da fila?
Elas não picam a ultima pessoa que caminha em fila, isso se da ao acaso, em função da só da irritação do animal.

18º      Para beber água, as cobras deixam seu veneno em folhas?
Não. o que ocorre é que, na água, as serpentes costumam ficar vulneráveis e dificilmente atacam, falta-lhes apoio. E a espécie que comem ovos de anfíbios, molusculos e aracnídeos, colocados justamente em folhas à beira d’água o que tem aparência viscosa, diferente de ovos de outros animais.

19º      Cobras podem descer o morro como rodeiro de bicicleta?
É um absurdo, elas não têm poder para abocanhar a própria cauda, e assim adotar uma forma circular, e movimentar-se por rodagem. Não há músculos e celebro suficientes para tal façanha. Isso é coisa de desenho animado.

20º      As cobras hipnotizam as pessoas?
Serpentes que se alimentam de aves, ovos, ou anfíbios, muitas vezes se aproximam de suas potencias vitimas sem que estas abandonem seu posto; algumas aves até mesmo se postam de bicos e asas abertas diante da serpente, mas não fogem. Em relação as aves, muitas vezes estamos diante de pais protegendo ninheiros ou ovos e em relação aos anfíbios, em geral esses simplórios seres não percebem a aproximação do inimigo de movimentos lentos e acabam virando refeição.

21º      Existe serpente que voa?
Não. insetos como jiquitiranabóia é que mantém vivo essa lenda. Em certas regiões do Brasil diz-se que ela é uma serpente muito venenosa e voadora, tão peçonhenta que quando pousa numa árvore, esta morre. A jiquitiranabóia é um inseto da Ordem homóptera, sugador de seiva vegetal e totalmente inofensivo aos animais.

22º   Existem serpentes suficientemente pequenas que possam ser engolidas acidentalmente por pessoas?
Não. o que existe é uma variedade imensa de vermes serpentiformes parasitas ou não, que habitam águas de fontes e as vísceras humanas. As menores serpentes ao nascerem já são grandes demais para que alguém consiga engoli-las distraidamente.

23º      Sucuris comem bois?
Nenhuma sucuri consegue atingir tamanho suficiente para engolir um boi, pois as serpentes não engolem aos pedaços, mas sim a vítima inteira.

24º      Sucuris conseguem comer um homem?
Um homem adulto é grande demais para 99% das sucuris e, embora uma pessoa pudesse caber na barriga dessas cobras não passaria por sua garganta.

25º      Existem pessoas naturalmente imunes aos venenos das serpentes fatais?
Pessoas imunes aos venenos de serpentes não existem, o que existem são pessoas picadas por serpentes não peçonhentas ou por peçonhentas sem reserva de veneno.

26º      Qual é a serpente que mais picam pessoas no Brasil?
É a serpente do gênero Bothrops (Jararaca) responsável por cerca de 6000 picadas por ano.

27º      Qual é a serpente que mais mata no Brasil?
É a serpente do gênero Crotalus (cascavel) responsável por cerca de 4000 picadas por ano.











José Roberto Cruz
Chefe do Nucleo de Proteção Ambiental





Nenhum comentário:

Postar um comentário