quarta-feira, 30 de abril de 2014

Bombeiros Voluntários nas Escolas



Bombeiros Voluntários
Barra Velha e São João do Itaperiú
Santa Catarina







31.03.2014-Instrutor Roberto voluntario bombeiro
José Roberto Cruz
Chefe do Nucleo de Proteção Ambiental



Caros amigos leitores e cidadães de Barra Velha e São João do Itaperiú SC, o Nucleo de Proteção Ambiental dos Bombeiros Voluntários (NPA),  esta realizando desde o dia 7 de abril de 2014 a Campanha Mata Atlântica e sua Biodiversidade, junto as Escolas Municipais e Estaduais de Barra Velha SC e terá termino na primeira quinzena de maio.

Nestas Palestras utilizamos material áudio Visual cedido pela Fundação SOS Mata Atlântica.

Os endereços eletrônicos citados abaixo são todos referentes a  Campanha Mata Atlântica e sua Biodiversidade.
  

http://npabombeiro.blogspot.com.br/2014/03/fundacao-sos-mata-atlantica-apoia.html
http://npabombeiro.blogspot.com.br/2014/03/campanha-ambiental-mata-atlantica-e-sua.html
http://npabombeiro.blogspot.com.br/2014/04/reportagem-da-aquarela-fm-nucleo-de.html
http://npabombeiro.blogspot.com.br/2014/04/campanha-mata-atlantica-e-sua.html
http://npabombeiro.blogspot.com.br/2014/04/campanha-mata-atlantica-e-sua_8.html
http://npabombeiro.blogspot.com.br/2014/04/fundacao-sos-mata-atlantica.html
http://npabombeiro.blogspot.com.br/2014/04/fundacao-sos-mata-atlantica.html
http://npabombeiro.blogspot.com.br/2014/04/mata-atlantica.html
http://npabombeiro.blogspot.com.br/2014/04/campanha-mata-atlantica-e-sua_22.html
http://npabombeiro.blogspot.com.br/2014/04/campanha-mata-atlantica-e-sua_23.html
http://npabombeiro.blogspot.com.br/2014/04/mata-atlantica-pede-socorro.html
http://npabombeiro.blogspot.com.br/2014/04/campanha-mata-atlantica-e-sua_26.html
http://npabombeiro.blogspot.com.br/2014/04/campanha-mata-atlantica-e-sua_29.html
http://npabombeiro.blogspot.com.br/2014/04/campanha-mata-atlantica-e-sua_29.html

terça-feira, 29 de abril de 2014

Campanha Mata Atlântica e sua Biodiversidade nas Escolas de Barra Velha SC



Hoje o Nucleo de Proteção Ambiental dos Bombeiros Voluntários de Barra Velha e São João João do Itaperiú esteve novamente na Escola Reunida Municipal Professora Maria Tusnelda Bernstorff no Bairro Vila Nova em Barra Velha SC, dando continuidade a Campanha Mata Atlântica e sua Biodiversidade.

Foram ministradas palestras no período matutino e vespertino para  1º, 2º, 3º, 4º e 5º ano, totalizando 149 alunos.


















José Roberto Cruz
Chefe do Nucleo de Proteção Ambiental

Campanha Mata Atlântica e sua Biodiversidade nas Escolas de Barra Velha SC





No dia 28 de abril de 2014 o Nucleo de Proteção Ambiental dos Bombeiros Voluntários de Barra Velha e São João João do Itaperiú esteve novamente na Escola Reunida Municipal Judite Bernardina Aguiar no Bairro Medeiros em Barra Velha SC, dando continuidade a Campanha Mata Atlântica e sua Biodiversidade.

Foram ministradas palestras no período matutino e vespertino para  1º a 3º ano, totalizando 75 alunos.
















José Roberto Cruz
Chefe do Nucleo de Proteção Ambiental

sábado, 26 de abril de 2014

Campanha Mata Atlântica e sua Biodiversidade na Escola Estadual Básica Conselheiro Astrogildo Odon Aguiar de Barra Velha SC



Caros amigos leitores ontem dia 25 de abril de 2014 o Nucleo de Proteção Ambiental dos Bombeiros Voluntários de Barra Velha e São João João do Itaperiú esteve  na Escola Estadual Básica Conselheiro Astrogildo Odon Aguiar no Centro de Barra Velha SC, dando continuidade a Campanha Mata Atlântica e sua Biodiversidade.

Foram ministradas palestras no período matutino e vespertino para  1º, 2º, 3º, 4º, 5º e 6º ano, totalizando 425 alunos.




























José Roberto Cruz
Chefe do Nucleo de Proteção Ambiental

quinta-feira, 24 de abril de 2014

MATA ATLÂNTICA PEDE SOCORRO

Desde muito anos atrás, vários animais que compunham a fauna da Mata Atlântica, vem sendo extinguidos da Terra. As principais causas desse desaparecimento estão nas atitudes inconscientes que o próprio ser humano vem exercitando, o que implica na vida animal como um todo. São realizadas queimadas e desmatamento desnecessárias nas áreas verdes, captura ilegal e tráfico de animais, além do grande problema da poluição de rios e afins.
A Mata Atlântica constitui um dos maiores habitat de uma diversidade de animais, justamente porque tem uma extensão territorial bastante representativo, possuindo aproximadamente 100 mil quilômetros quadrados. Por causa da condição climática provocada pela aglomeração de árvores, muita espécies da fauna e flora se tornam provenientes desse ambiente. Estão presentes – mamíferos, anfíbios, aves, peixes, répteis e milhares de tipos de plantas, muitos ainda sem nomenclatura.
Cerca de 567 espécies de animais da Mata Atlântica são endêmicas, o que indica que as mesmas são específicas desse bioma, não podendo suceder em outros ambientes. Mesmo sendo considerada como a maior floresta tropical do mundo junto a Amazônica, a Mata Atlântica apresenta o maior número de espécies da flora e da fauna ameaçadas de extinção. A diversidade vem sendo diminuída a cada ano por causa da intervenção do homem ao deteriorar os hábitats da vida animal com a expansão de atividades pecuaristas e agrícolas, urbanização mal planejada e etc.
Vários planos ambientes estão sendo desenvolvidos a década a fim de diminuir esse impacto irreversível causado pela extinção das espécies. Alguns líderes políticos e vários ambientalistas tentam de todas as formas, bloquear o processo de extinção através de estratégias de monitoramento, fiscalização e aplicação depenalidades aos praticam qualquer prejuízo a fauna e flora.

Todos os anos os órgãos relacionados a preservação do meio ambiente, apresentam uma lista contendo as espécies de animais que estão ameaçados de extinção, especificando o nível que dá possibilidade para que aconteça. As espécies ameaçadas portanto, são as que se encontram em perigo de extinção, já as espécies extintas da natureza, são os tipos que somente podem ser encontrados nos cativeiros mantidos em reservas ambientais.
Compreendendo uma área de cerca de aproximadamente 100 mil quilômetros quadrados, a Mata Atlântica apresenta grande diversificação tanto na sua fauna, quanto na sua flora. Abrangendo grande parte da região litorânea brasileira, a Mata Atlântica é considerada uma das florestas tropicais mais importantes do mundo.
Além de apresentar uma rica biodiversidade, a Mata Atlântica é o bioma que abriga uma das árvores mais importantes e famosas do Brasil, o pau-brasil. Por ser um bioma bastante extenso e por apresentar grande diversificação na sua biodiversidade, a Mata Atlântica tem se tornado alvo vuneravél do desmatamento, devido aocorte ilegal de árvores, as queimadas e devido a poluição ambiental.
Além desses fatores que causam significativas alterações no habitat de diversas espécies de animais, a caça ilegal e o contrabando de animais tem causado o processo de extinção não só do bioma Mata Atlântica, más também das inúmeras espécies de animais que nela habitam. Segue logo abaixo uma breve lista contendo informações sobre as principais espécies de animais ameaçados de extinção na Mata Atlântica.


Fonte: http://www.dicasfree.com/animais-em-extincao-na-mata-atlantica/#ixzz2zpLam5cB


quarta-feira, 23 de abril de 2014

Campanha Mata Atlântica e sua Biodiversidade na Escola estadual David Pedro Espindola de Barra Velha SC



Hoje o Nucleo de Proteção Ambiental dos Bombeiros Voluntários de Barra Velha e São João João do Itaperiú esteve  na Escola Estadual Básica David Pedro Espíndola no Bairro São Cristóvão Barra Velha SC, dando continuidade a Campanha Mata Atlântica e sua Biodiversidade.

Foram ministradas palestras no período matutino e vespertino para  1º, 2º, 3º, 4º, 5º e 6º ano, totalizando 181 alunos.
































José Roberto Cruz
Chefe do Nucleo de Proteção Ambiental






VACINA CONTRA GRIPE

Campanha de vacinação contra gripe começa em 22 de abril




Prevenção

Ministério da Saúde ampliou atendimento a crianças de dois a cinco anos incompletos e mulheres com 45 dias após o parto
A  campanha nacional de vacinação contra a gripe 2014 terá como tema “Vacinação contra a gripe: você não pode faltar”. A mobilização será realizada de 22 de abril a 9 de maio, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de saúde de todo o País. 
A novidade deste ano é a ampliação da faixa etária para crianças de seis meses a menores de cinco anos. No ano passado, o público infantil foi de seis meses a menores de dois anos. “A extensão da faixa etária para os menores de cinco anos tem como finalidade reduzir casos graves e óbitos”, ressaltou o ministro da Saúde. Segundo o ministro, a vacinação desta faixa etária beneficia tanto a criança que recebe a vacina, como também os grupos mais vulneráveis que convivem com ela.
O público-alvo também engloba idosos, indígenas, presidiários, pacientes com comorbidades, mediante indicação médica, e profissionais que trabalham nas unidades que oferecem a vacina. A vacina combate a gripe comum e também o vírus influenza A (H1N1), a gripe suína.
A meta é imunizar, até o fim do ano, quase 50 milhões de pessoas, 27% a mais que em 2013.
Doses
Serão distribuídas 53,5 milhões de doses da vacina, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela OMS para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).  Em todo o País, serão 65 mil postos de vacinação, com envolvimento de 240 mil pessoas. Também estarão disponíveis para a mobilização 27 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais.
Reações adversas
Após a aplicação da vacina, podem ocorrer, de forma rara, dor no local da injeção, eritema e induração. São manifestações consideradas benignas, cujos efeitos passam, na maioria das vezes, em 48 horas.  A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.
Produção nacional
As doses da vacina contra a gripe foram adquiridas por meio da Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) entre o Instituto Butantan e o laboratório privado Sanofi. O acordo, intermediado pelo Ministério da Saúde, permitiu que Instituto Butantan dominasse todas as etapas de produção da vacina.
Cuidados para evitar contaminação
O ministro lembrou ainda que, apesar das diferenças climáticas no País, as recomendações para prevenção da gripe são mesmas para todas as regiões. “É importante manter os hábitos saudáveis de higiene, como lavar as mãos sempre e manter os ambientes arejados”, aconselhou. Ele explicou ainda que o Ministério da Saúde, em conjunto com as secretarias estaduais e municipais de saúde, está preparando a rede e as equipes de saúde para o atendimento dos pacientes com gripe. Esta preparação também inclui a realização de diagnósticos e abastecimento dos estados e municípios com antivirais. “Todo o recurso que investimos em prevenção, retorna à sociedade, seja na melhoria da qualidade de vida da população ou pela diminuição dos casos graves e óbitos”, afirmou Chioro.
— Higienize as mãos com água e sabonete ou álcool em gel antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz, e após tossir, espirrar ou usar o banheiro.
— Mantenha os ambientes ventilados.
— Evite tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies.
— Proteja com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e nariz ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação de gotículas das secreções. Se não tiver lenços, proteja o rosto junto à dobra do cotovelo ao tossir ou espirrar.
— Pessoas gripadas devem evitar o contato com outras pessoas suscetíveis.
— Se estiver gripado, evite aglomerações e ambientes fechados.
— Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
— Pessoas com suspeita ou confirmação de gripe devem ficar em repouso, ter uma alimentação balanceada e aumentar a ingestão de líquidos.

fonte: http://www.brasil.gov.br/saude/2014/04/campanha-de-vacinacao-contra-gripe-comeca-em-22-de-abril