quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Materia Aquarela FM - Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) resgata escorpião em Itajuba



  • PUBLICADO POR:

Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) resgata escorpião em Itajuba; moradora já viu pelo menos três deles no bairro

Barra Velha - escorpião resgatado pelo NPA


11.02 – O Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) dos Bombeiros Voluntários de Barra Velha está em alerta desde que um escorpião foi resgatado pelos socorristas, no último dia 27 de janeiro, na localidade de Pedras Brancas, em Itajuba. De acordo com o instrutor José Roberto Cruz, a moradora Maria Aparecida Guimarães foi quem chamou o NPA para pegar o animal peçonhento, por volta das 9h da noite, na Rua 1.060.

Ele foi recolhido pela equipe de resgate do NPA, mas segundo a moradora Marcia Guimarães, em relato aos bombeiros voluntários, o escorpião não foi encontrado em sua rua, mas na Rua do Morro, também em Itajuba. Foi uma amiga, Vera Lucia Oliveira, quemse deparou com o animal, e pediu a Marcia para acionar o núcleo de resgate.

Vera Lucia revelou que já havia encontrado mais dois escorpiões no interior de duas casas do bairro. Ela trabalha em várias residências como diarista, e agora está assustada.

O escorpião foi fotografado, mas por não possuir uma máquina profissional, o Núcleo de Proteção Ambiental não conseguiu ter um material apropriado para identificação correta da espécie.Roberto frisa que alguns detalhes que diferem as espécies não estavam nítidos.

O material fotográfico de Barra Velha foi enviado ao Instituto Butantande SP, e ao Instituto Vital Brazildo RJ, além do Centro de Informações Toxicológicas de Santa Catarina (CIT/SC). José Roberto acredita que pelas fotos retiradas, distribuição geográfica e pelo conhecimento do núcleo, o exemplar se trata do gênero “Bothrirurus” ou “ThestylusAurantiulus”.

No último dia 5 de fevereiro, o NPA também resgatou um filhote de lagarto ferido por um animal doméstico, no bairro Vila Nova, em Barra Velha. O morador Pedro Ismael Vailat, da Rua Virgílio Vieira Maia, foi quem chamou a corporação. O lagarto, entretanto, não suportou o ataque e morreu, antes de ser devolvido ao seu habitat, segundo informa o bombeiro voluntário Claudinei Vargas.

O Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) atende este tipo de emergência, resgatando animais peçonhentos e venenosos e animais silvestres que estejam causando riscos à população. Roberto pede aos cidadãos que não tentem matar ou capturar estes animais. O NPA capacitou os bombeiros voluntários para o resgate e destinação adequada das espécies. O fone é o 3446.0000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário