Apesar de ser o menor bioma brasileiro, com pouco mais de 150 km², o Pantanal desempenha papel fundamental na interligação entre a Amazônia, o Cerrado e a Mata Atlântica. Além de ser uma das principais reservas de água do País e abrigar diversas aves migratórias, a região encontra-se ameaçada. As principais causas: as ações humanas e, consequentemente, as mudanças climáticas. Talvez um alerta a mais para conservar e preservar a maior planície alagada de água doce do mundo.
Localizado na região centro-oeste do País, segundo dados do próprio Ministério do Meio Ambiente (MMA), o bioma atualmente possui apenas 4,4% do território protegido por unidades de conservação. Deste total, somente 2,9% são de proteção integral, caso do Parque Nacional (Parna) do Pantanal Mato-grossense.
O bioma é fundamental para aves migratórias, como o tuiuiú (Jabiru mycteria), ave-símbolo desta região pantaneira, o colhereiro(Platalea ajaja), a águia-pescadora (Pandion haliaetus) e o talha-mar (Rynchops niger), que antes de prosseguirem a jornada para a reprodução, encontram no Pantanal um local ideal e com grande oferta de alimentos, devido os períodos de seca e cheia.
E são justamente as áreas alagadas, que dão outra função fundamental para o País. Tais regiões auxiliam no equilíbrio climático dos demais Estados brasileiros. É também uma reserva estratégica de água doce, que surge desde as extensões mais altas do Cerrado. Ela protege o solo, auxilia da regulação do clima e fornece água de qualidade.
fonte:http://www.revistaterradagente.com.br/noticias/NOT,0,0,1008462,Pantanal+e+importante+reserva+de+agua+do+Pais.aspx
Nenhum comentário:
Postar um comentário