domingo, 2 de novembro de 2014

INCÊNDIO FLORESTAL





BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
Barra Velha SC 







Caros amigos leitores atualmente, os incêndios são a maior fonte de danos às florestas de todo o mundo. No Brasil, acredita-se que mais de 95% dos incêndios florestais sejam causados pela ação descuidada ou intencional do homem. É na época de estiagem, quando o ar está mais seco e chove pouco, que os incêndios ocorrem com maior frequência e intensidade.

CAUSAS DOS INCÊNDIOS FLORESTAIS:

Foto da publicação de Aldair Lens Correia Nizer


O fogo começa a partir de algum material combustível (papel, folhas, álcool, tecido, e outros) que tenha sua temperatura elevada devido ao calor, e que esteja em contato com o oxigênio do ar. Os incêndios florestais podem ser causados por:

fogueiras;
bitucas de cigarro jogadas na vegetação;
queima de lixo;velas acesas deixadas em meio à vegetação;
faíscas de fogos de artifício;
queda de balões;
ações criminosas.


PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS DOS INCÊNDIOS FLORESTAIS:


    Morte de animais e plantas - O fogo acaba com a vegetação, mata animais e destrói o ambiente onde eles vivem. Provoca um sério desequilíbrio ambiental: a cadeia alimentar fica comprometida, prejudicando o ciclo da vida.
      Prejuízos financeiros e materiais - Acidentes em rodovias e desligamento de redes de eletricidade também ocorrem por causa dos incêndios. O excesso de fumaça pode paralisar rodovias, prejudicando o funcionamento de serviços e trazendo prejuízos à economia local. O fogo pode ainda se alastrar e destruir o patrimônio particular, como casas e carros.
        Problemas de saúde - A fumaça gerada pelos incêndios agrava e pode causar vários problemas à saúde das pessoas: problemas respiratórios (bronquite, asma, infecções); problemas do coração e do sistema nervoso; dores de cabeça; náuseas; conjuntivite; alergias; intoxicações; e maior ocorrência de câncer.
            Degradação do solo - Os incêndios florestais destroem a cobertura vegetal, acelerando o processo de ressecamento do solo, abrindo caminho à erosão e ao assoreamento das nascentes e cursos d'água. Além disso, após um incêndio, grande parte dos nutrientes dos troncos e ramos das plantas é eliminada com a fumaça e carregada pelas chuvas.
              Impactos negativos no clima - O gás carbônico, um dos gases responsáveis pelo efeito estufa, é liberado em grande quantidade pela fumaça dos incêndios. Pesquisas demonstram que estes podem contribuir para o superaquecimento global e trazer consequências desastrosas ao planeta.

              Provocar incêndio em matas ou florestas é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605 de 1998).

              A pena é de dois a quatro anos de prisão e multa. Também é crime causar dano direto ou indireto aos parques, punido com prisão de um a cinco anos, e fabricar, transportar, vender ou soltar balões, com pena de detenção de um a três anos e/ou multa.

              Tel: de Emergência 34460000

              José Roberto Cruz
              Chefe do Núcleo de Proteção Ambiental

              Nenhum comentário:

              Postar um comentário