sexta-feira, 2 de maio de 2014

Animais Ameaçados de Extinção SC

Lista de animais ameaçados de extinção em Santa Catarina será lei de proteção

Noticías do Dia
02/04/2014

Documento ainda não foi publicado, mas Instituto Ekko Brasil já questiona exclusão da lontra na relação da fauna ameaçada no Estado

Maiara Gonçalves 
FLORIANÓPOLIS


Assim que publicada no Diário Oficial do Estado, a lista com 261 espécies de animais ameaçados de extinção em Santa Catarina valerá como instrumento básico em licenciamentos ambientais e criação de políticas públicas para proteger a fauna em perigo. Previsto no Código Estadual do Meio Ambiente, o documento foi aprovado pelo Consema (Conselho de Meio Ambiente) do Estado em maio.
“A lista é fundamental para definir políticas públicas específicas de proteção às espécies ameaçadas. Por exemplo, ao sabermos que um animal em extinção habita determinada área, podemos criar uma unidade de conversação para proteger a espécie”, afirma o presidente da Fatma (Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina), Murilo Flores. Segundo ele, a lista é dinâmica e pode ser reavaliada pelo Consema sempre que necessário.
De acordo com o diretor de Proteção de Ecossistemas da Fatma, Luiz Antônio Garcia Corrêa, o licenciamento ambiental desenvolvido pela fundação obedecerá critérios ainda mais rigorosos quando houver envolvimento de espécies ameaçadas. “Há legislações específicas que não permitem a instalação de determinados empreendimentos em áreas onde há espécies em extinção”, observa.
A lista foi desenvolvida pela organização não-governamental Ignis, de Itajaí, entre 2007 e 2010. A Fatma destinou R$ 360 mil para financiar o projeto que envolveu cerca de cem pesquisadores, especialmente das áreas de biologia e oceanografia, e avaliou 1.961 espécies de Santa Catarina. O Estado é o único da região Sul e Sudeste que ainda não conta com uma lista oficial de animais ameaçados.
saiba mais :fonte: http://www.ndonline.com.br/florianopolis/noticias/11614-lista-de-animais-ameacados-de-extincao-em-santa-catarina-sera-lei-de-protecao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário