quinta-feira, 28 de novembro de 2013

TRISTEZA, REVOLTA OU INDIGNAÇÃO?

Bem, 

Nós do CBV ficamos estarrecidos com a publicação com o Decreto nº 920 de 20 de Novembro de 2013, que institui a Medalha de Defesa Civil de Barra Velha.

Simplesmente - ESQUECERAM DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS

Em 2013, nos dias 10 e 11 de abril de 2.013, sendo que por volta das 4 horas da manha do dia 10, começaram as solicitações, da comunidade, devido fortes chuvas no município quando foram convocados em caráter de Urgências todos os Bombeiros Voluntários desta Entidade, tendo em vista que nossa Viatura Renault Máster, estar baixada devido ao acidentes ocorrido no ultimo domingo fizemos todo o possível com os Veículos Ford (caminhão de combate a incêndio) e o Veiculo Operacional Parati; convocamos pessoas que em conjunto com os Bombeiros Voluntários trabalharam neste evento, inclusive com veículos particulares auxiliando na retirada de cidadãos de áreas de risco e áreas alagadas, fazendo prevenção e providenciando alimentação e suporte básico para as pessoas atingidas, nossos trabalhos foram realizados nos seguintes bairros: Itajubá, Pedras Brancas, Centro e São Cristóvão.
O Ônibus cedido pela Prefeitura Municipal de Barra Velha foi de grande valor, pois nos auxiliou na condução de desalojados para casa de amigos e parentes fora da zona de risco.

Ocorrências Atendidas:
Bairro São Cristóvão 37
Bairro Itajubá 54
Centro 12
Pedra Branca 38

As Ocorrências Enumeradas acima foram:
- Retirada Pessoas Ilhadas
- Casos Clínicos
- Pessoas Acamadas
- Idosos
- Retirada de Gestante
- e Animais peçonhentos dentro de Residências

Durante oito horas, choveu 240 milímetros. A quantidade era prevista para todo o mês de abril. Mais de 4,4 mil pessoas estão desalojadas e outras 50 ficaram desabrigadas.

Ao todo, 3,5 mil casas foram afetadas, e a estimativa é de que 12 mil pessoas (aproximadamente 50% da população) tenham sido diretamente atingidas pela chuva.

Parte da alimentação destinadas aos Bombeiros Voluntários, foram repartidos com os moradores vizinhos do quartel, ou seja quase 50 litros de sopa, foram distribuídos a comunidade.


Se não bastasse

Lembramos nos dia 21,22 e 23 de novembro de 2008, fortes chuvas que atingiram Santa Catarina, precisamente o Norte/Nordeste do Estado. O Corpo de Bombeiros Militar se deslocou em peso para Itajaí e a cidade ficou somente com atendimento dos Voluntários.

Perdemos uma viatura que era essencial para a comunidade e até hoje ninguém se importou em auxiliar o quartel com outro veículo.



No dia 23 de novembro de 2008, em plena crise desencadeada pelas fortes chuvas que atingiram Santa Catarina, precisamente o Norte/Nordeste do Estado. Aproximadamente as 11h00minh, a Central de Comunicações dos Bombeiros Voluntários acionou a Unidade de Salvamento US-2111 – GM/Caravan Ambulância, para efetuar um regate (desmoronamento sobre casa) na localidade do Bairro Vila Nova, a referida ambulância se deslocou do Centro de Barra Velha, acessando a BR-101, pelo Viaduto conhecido como (Viaduto da Rodoviária), na altura do km-86, sentido Sul/Norte. Ao adentrar na Rodovia o Motorista não viu (observou) um buraco na pista devido à lâmina dágua, tendo o pneu e aro dianteiro amassados, não tendo a mesma sorte com o pneu/aro traseiro, que estorou pelo forte impacto. Com o pneu traseiro estourado o veículo perdeu a manobrabilidade, para não bater na mureta o motorista jogou a viatura para o acostamento, descendo uma ribanceira vindo a capotar. Graças ao bom Deus, nada aconteceu com os bombeiros voluntários, não ocorrendo o mesmo com a ambulância, que teve perda total.

A ambulância em questão tinha um papel fundamental para a comunidade, nos atendimentos denominados Casos Clínica (Emergência Médica), por ser um veículo de manutenção barata, de acesso fácil a qualquer estrada/lugar, priorizava idosos, crianças e dava a 1º resposta a qualquer emergência. No período de Janeiro à Novembro de 2008, (612) seiscentos e doze pessoas foram atendidas pela Caravan Ambulância. Para suprir a lacuna deixada, tivemos que colocar uma viatura de Resgate para que a comunidade não ficasse sem atendimentos, o que ocasionou um aumento considerável nos gastos com: Combustíveis, Pneus, etc... Desde o trágico acidente, até o presente momento, estamos constantemente comunicando a Defesa Civil, Prefeitura, Governo de Estado e até agora nada! Neste ano de Janeiro à Abril, já atendemos (197) cento e noventa e sete pessoas. Por sermos uma entidade Voluntária, dependendo exclusivamente de doações. Lembro que os Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina atendem (1.300,000) Um milhão e trezentos mil habitantes, estão presentes em 60 cidades catarinenses.

Estamos decepcionados com as atitudes da Defesa Civil, sempre pedem pra trabalhar em conjunto, mas não perdem oportunidades de alfinetar a instituição que está desde 30 de outubro de 1995 ao lado da comunidade.
A Defesa Civil está sendo usada como plataforma politica em Barra Velha, isso é lamentável, pois a Defesa Civil "somos todos nós".
AQUI FICA O NOSSO PROTESTO

Cmte. Vânio
NRI - Núcleo de Relações Institucionais


FONTE: https://www.facebook.com/BombeirosVoluntariosDeBarraVelhaESaoJoaoDoItaperiu?fref=ts

Nenhum comentário:

Postar um comentário