segunda-feira, 4 de novembro de 2013

LAGARTAS PERIGOSAS DO BRASIL

Lagartas de algumas mariposas (fase larval) apresentam o corpo coberto por estruturas pontiagudas que, penetrando na pele humana, podem causar acidentes que vão desde simples irritações locais até a morte por hemorragias. Essas lagartas são de colorido e tamanho variado (poucos milímetros ate 10cm aproximadamente) e se alimentam de folhas de diversas plantas.
Entre os lepidópteros brasileiros, duas famílias têm importância em saúde: Megalopygidae e Saturrniidae. Existem outras causadoras de acidentes porem de menor importância. São elas: Arctiidae e Lymacodidae.



Podalia sp  

Família Megalopygidae:

São lepidópteros que, na face larval, têm como principal característica o corpo recoberto de longas cerdas inofensivas que recobrem os “espinhos” menores e pontiagudos portadores de glândulas de veneno. São popularmente conhecidos como Taturana-gatinho. Os principais gêneros são Megalopyge e Podalia.
Megalopyge albicolis 

       Megalopyge lanata            

                                                     
Lonomia

Família Saturrniidae: 

As lagartas desta família são facilmente reconhecidas pelas cerdas em forma de pequenos “pinheiros” recobrindo o corpo. As glândulas de veneno estão inseridas nesses “espinhos” que, penetrando na pele, liberam a toxina. São conhecidas popularmente como taturanas, rugas, orugas, beijus. Os principais gêneros envolvidos coma saúde do homem são: Automeris, Dirphia e Lonomia.Os acidentes com Lonomia são os únicos que podem necessitar o soro especifico para combater a hemorragia resultante da ação do veneno que torna o sangue incoagulável.
                                                                                                                                                               
                Dirphia
           Automeris sp

Nenhum comentário:

Postar um comentário