domingo, 30 de março de 2014

QUALIFICAÇÃO







BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
Barra Velha e São João do Itaperiú








O Nucleo de Proteção Ambiental dos Bombeiros Voluntários de Barra Velha e São João do Itaperiú SC, vem publicamente parabenizar os seguintes Bombeiros Voluntários;

Kelly Andressa Paloco

Claudinei Nazareno Macedo Vargas

Walter Nunes de Souza Junior

Matheus Emanuel Bucci

Edson Gomes de Melo

Fabio Luiz dos Passos

Leonardo Guilherme Freitas

pela Conclusão do Treinamento de Resgate de Animais Peçonhentos e Venenosos ministrado nas dependências desta Instituição. 

As Técnicas utilizadas neste Treinamento foram adaptadas para Resgatar com Segurança, Animais Peçonhentos e Venenosos em Regime de Emergência.

O Nucleo de Proteção Ambiental orienta a toda a população de Barra Velha e São João do Itaperiú  SC, que ao avistar uma serpente não tente captura-la ou mata-la, Ligue para 34460000 pois temos pessoal Treinado e Qualificado  para este tipo de ocorrência.

Lembramos que todos os animais resgatados por esta Entidade foram introduzidos em seu habitat natural.




José Roberto Cruz
Chefe do Nucleo de Proteção Ambiental


Veneno da aranha pode aliviar dor provocada pelo câncer

A dor é um dos principais problemas para a qualidade de vida de um paciente com câncer. Mas existe a possibilidade de desenvolver-se um remédio a partir de uma fonte que pode parecer improvável, revela tese defendida no programa de pós-graduação em Medicina Molecular da Faculdade de Medicina daUFMG.
Toxina testada nos camundongos foi desenvolvida a partir do veneno da aranha armadeira
A farmacêutica Flávia Karine Rigoconseguiu reverter em 100% a dor associada ao câncer em camundongos usando uma toxina retirada do veneno daaranha Phoneutria nigriventer, popularmente conhecida como armadeira. Além disso, foram observados menos efeitos colaterais do que com o uso de outro medicamento similar.
Segundo a autora da tese, o tratamento com essa toxina, chamada Phα1β, é uma segunda linha no combate às dores no câncer. “Ela se inclui num grupo de medicamentos utilizados quando o paciente deixa de responder ao tratamento inicial, principalmente por meio de morfina”, afirma Flávia. Nos testes, a Phα1β produziu uma redução de longa duração, até seis horas, das alterações na percepção da dor causadas pelo câncer. E se manteve eficaz mesmo em animais que já haviam adquirido tolerância à morfina.


A principal diferença dessa toxina para os medicamentos já utilizados, no entanto, é a ausência de efeitos colaterais. “A ziconotida, que foi usada como comparativo no estudo, pode causar ataxia [incapacidade de coordenação dos movimentos musculares voluntários], sonolência e tremores no corpo, dentre outros problemas”, explica a autora. Por todos esses motivos, a Phα1β se mostrou uma opção viável.
No entanto, para começar o caminho até os pacientes é preciso primeiro sintetizar a toxina. Como ela ainda é apenas natural, produzir o medicamento exige a retirada manual do veneno da aranha. “Mas já existem estudos sendo feitos para descobrir a estrutura da toxina e levar à produção de uma forma sintética”, explica Flávia. Apenas após esse passo será possível partir para outra fase de testes e iniciar o processo que pode resultar na disponibilidade do medicamento para os pacientes.


quinta-feira, 27 de março de 2014

Barbatimão é eficaz contra veneno da cobra surucucu

Soro antiofídico
Uma pesquisa realizada na Universidade Federal Fluminense (UFF) revelou que o barbatimão, uma planta medicinal da biodiversidade brasileira, pode neutralizar o venenoda cobra surucucu.
A descoberta dessa propriedade do barbatimão pode significar um antídoto quase 50% mais barato do que o soro antiofídico usado atualmente.
Surucucu
De acordo com o orientador do estudo, o biomédico e professor do Instituto de Biologia da UFF André Lopes Fuly, a surucucu "é uma serpente que, apesar de registrar número de acidentes no Brasil pequeno [2% do total de mais de 49 mil casos registrados entre 2001 a 2006 pelo Ministério da Saúde], quando comparada com jararaca, responsável por 90% dos ataques, o índice de letalidade dela é bastante expressivo, três vezes mais letal que o da jararaca".

Fuly destacou ainda que o baixo número de acidentes também compromete a produção do soro para o veneno da surucucu. Para o biomédico, a escassez de pesquisas é apenas um dos aspectos que justificam a busca por alternativas antiofídicas.
"O soro é produzido por três laboratórios públicos no Brasil [Instituto Vital Brazil, em Niterói; Instituto Butantan, em São Paulo, e Fundação Ezequiel Dias, de Belo Horizonte] e tem vantagens e desvantagens, como qualquer outro tratamento. A vantagem é que, apesar do índice elevado de acidentes [com cobras], o número de óbitos é baixo. Mas as desvantagens são importantes, como as reações alérgicas dos pacientes [de 30% a 40% dos casos], que podem evoluir para o óbito, o processo de produção e logística de transportes é caro e, ainda, o soro não reverte os efeitos do veneno com 100% de eficácia", explicou Fuly.
Barbatimão
A tese desenvolvida pelo pesquisador Rafael Cisne de Paula, sob a orientação de André, revelou ainda que o barbatimão, já reconhecido pela AgênciaNacional de Saúde (Anvisa) como medicamento fitoterápico com propriedades cicatrizantes e antidiarreicas, foi eficiente também na inibição do veneno da surucucu, mesmo depois de submetida ao aquecimento de 80 graus Celsius.
"Dez gramas [da planta] podem ser comprados, na internet, por R$ 10. Dez gramas é uma quantidade razoável para fazer o chá e guardar, já que [o chá] não requer tantos cuidados como o soro para armazenamento. Isso já reduz muito o custo da logística e da produção", explicou o orientador do estudo.
Carolina Gonçalves - Agência Brasil

quarta-feira, 26 de março de 2014

CAMPANHA AMBIENTAL "MATA ATLÂNTICA E SUA BIODIVERSIDADE" CRONOGRAMA DE PALESTRA EM BARRA VELHA SC




EDUCANDO, PRESERVANDO E PROTEGENDO





Campanha Ambiental 
"Mata Atlântica e sua Biodiversidade"


O Nucleo de Proteção Ambiental dos Bombeiros Voluntários de Barra Velha e São João do Itaperiú recebeu da Secretaria Municipal da Educação e Cultura o Cronograma das palestras a serem ministradas na Campanha Ambiental "Mata Atlântica e sua Biodiversidade ".

Agradecemos a Fundação SOS Mata Atlântica pelo material cedido a esta humilde Campanha Ambiental e a toda a Secretaria de Educação e Cultura de Barra Velha SC e em especial ao Professor Drº Valdir Nogueira que viabilizou e apoiou o necessário a nossa iniciativa.

A Campanha citada acima será realizada com os nossos pequenos cidadães da 1ª a 5ª serie da Rede Pública Municipal de Barra Velha SC, a partir do dia 07 de abril de 2014 com termino no dia 12 de maio de 2014.

Conforme Cronograma enviado pela Secretaria de Educação e Cultura de Barra Velha SC, as Escolas a participarem desta Campanha Ambiental são: 

EBM Manoel A. de Freitas, EBM Antônia Gasino de Freitas, ERM Prefeito Aguiar, ERM Epifânio Manoel Ignácio, ERM Judite Bernardina Aguiar, ERM Maria Tusnelda  BernestorffERM João Manoel da Silva, EI Prefeito Aguiar e EI José Miguel Zimmermann .




Jose Roberto Cruz
Chefe do Nucleo de Proteção Ambiental





segunda-feira, 24 de março de 2014

FUNDAÇÃO SOS MATA ATLÂNTICA APOIA BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS EM CAMPANHA AMBIENTAL











FUNDAÇÃO SOS MATA ATLÂNTICA APOIA BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE BARRA VELHA E SÃO JOÃO DO ITAPERIÚ SC EM CAMPANHA AMBIENTAL 
"MATA ATLÂNTICA E SUA BIODIVERSIDADE".



NUCLEO DE PROTEÇÃO  AMBIENTAL

O NUCLEO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE BARRA VELHA E SÃO JOÃO DO ITAPERIÚ RECEBEU NA MANHA DO DIA 28 DE FEVEREIRO DE 2014, MATERIAL DIDÁTICO DA FUNDAÇÃO SOS MATA ATLÂNTICA PARA A CAMPANHA AMBIENTAL "MATA ATLÂNTICA E SUA BIODIVERSIDADE" DE 2014.

AGRADECEMOS A FUNDAÇÃO SOS MATA ATLÂNTICA PELO APOIO E POR DISPONIBILIZAR MATERIAIS DIDÁTICOS, PARA NOSSA CAMPANHA. OS MATÉRIAS DOADO PELA FUNDAÇÃO SOS MATA ATLÂNTICA SERÃO UTILIZADOS EM PALESTRAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE BARRA VELHA E SÃO JOÃO DO ITAPERIÚ SC, E DISTRIBUÍDOS AOS  EDUCADORES.

CAMPANHA CITADA ACIMA TERÁ INICIO NO COMEÇO DO MÊS DE ABRIL E TERÁ O TERMINO NA SEGUNDA QUINZENA DO MÊS DE MAIO DE 2014.

NUCLEO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL PEDE A POPULAÇÃO PARA  PRESERVAR SUA RIQUEZA NATURAL, PRESERVANDO O QUE AINDA NOS RESTA DE MATA ATLÂNTICA E SUA BIODIVERSIDADE.

NOVAMENTE LEMBRAMOS AOS CIDADÃES DE BARRA VELHA E SÃO JOÃO DO ITAPERIÚ SC, QUE O NUCLEO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL POSSUI PESSOAL TREINADO E QUALIFICADO PARA RESGATE DE ANIMAIS PEÇONHENTOS E VENENOSOS COM SEGURANÇA, EVITANDO ASSIM ACIDENTES, NÃO TENTE RESGATA-LOS OU MATA-LOS LIGUE PARA 34460000 E NOS COMUNIQUE.








































EDUCANDO, PRESERVANDO
 E PROTEGENDO





 José Roberto Cruz
Chefe do Nucleo de Proteção Ambiental



domingo, 23 de março de 2014

MOTIVO DE ALEGRIA



O Nucleo de Proteção Ambiental dos Bombeiros Voluntários de Barra Velha e São João do Itaperiú, felicita o Bombeiro Voluntário Welliton Paloco pelo nascimento de sua filha no dia 19 deste mês  desejamos toda a felicidade do mundo para você e sua família.
Parabéns............



B.V. Welliton (Escala Charles) 


Nathalia Sofia








 José Roberto Cruz
Chefe do Nucleo de Proteção Ambiental



sábado, 22 de março de 2014

ANIMAIS RESGATADOS

Caros amigos, do começo deste ano (2014) até a presente data foram Resgatados muitos animais silvestres dentro de residencias nos dois Municípios que atuamos (Barra Velha  e São João do Itaperiú SC) sendo em sua maioria serpentes.

O Nucleo de Proteção Ambiental dos Bombeiros Voluntários de Barra Velha e São João do Itaperiú SC, continua a orientar e ressaltar que somente Resgatamos Animais Silvestres e que estejam em Zona Urbana causando riscos de acidentes, dando prioridade a animais venenosos e peçonhentos.

Em caso de Emergência Ligue 34460000.

Lembramos que todos os animais resgatados por esta Entidade são reintroduzidos ao seu habitat natural.







































 Nucleo de Proteção Ambiental

Educando, preservando e protegendo