quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Ultima Postagem

Caros Amigos leitores esta será minha ultima postagem neste Blog, pois sai do Bombeiro Voluntário de Barra Velha e São João do Itaperiú SC, fica aqui o meu muito obrigado a todos por terem acompanhado por tanto tempo minhas postagens, caso alguém queira me contar aqui vai meu endereço eletrônico jrc.josrobertocruz@gmail.com ou pelo facebook https://www.facebook.com/jrc.joserobertocruz , a matéria a ser postada abaixo explicará o real  motivo de minha saída e do interrompimento deste trabalho que julgo de extrema importância.


Cabeçalho
BV fica sem o NPA dos bombeiros
1/2/2016 10:03:00
Núcleo que chegou a levar educação ambiental a mais de 11 mil estudantes e recolheu mais de 150 animais silvestres em 2015 fecha as portas por falta de recursos.
$alttext

Uma das mais abrangentes iniciativas de educação e proteção ambiental de Barra Velha acaba de fechar suas portas. O Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) do Corpo de Bombeiros Voluntários de Barra Velha oficializou nesta semana o encerramento de suas atividades, acusando total falta de apoio tanto do poder público como do empresariado local. 


Prestes a completar três anos de atividades, o NPA estava situado junto ao empreendimento Parada Ferretti, em Itajuba, e ficou conhecido na comunidade pelas ações de resgate de animais silvestres ou peçonhentos, e também pelas amplas campanhas de educação ambiental junto aos estudantes tanto de Barra Velha como de São João do Itaperiú. 
Somente em 2015, o NPA devolveu ao habitat natural ou encaminhou para zoológicos um total de 156 animais - entre eles, aranhas, tamanduás, cobras, escorpiões, aves marinhas e outros.

Todo o trabalho era desempenhado gratuitamente pelo instrutor José Roberto Cruz, um especialista aficionado ao resgate e salvamento de animais silvestres, auxiliado pelo efetivo da corporação voluntária, com apoio da comandante Kelly Paloco e do comandante geral Vânio Mattei.

Decepcionado com a política local, instrutor Roberto acusa o desinteresse geral da Prefeitura e até mesmo da Secretaria da Educação local, e diz que o Corpo de Bombeiros Voluntários em geral está ameaçado de fechamento, devido aos parcos recursos destinados à sua manutenção.

Roberto abriu o NPA no espaço da Parada Ferretti em 18 de abril de 2013, após retomar as funções de chefe e instrutor da corporação, em março daquele ano. Desde então, as ações do núcleo eram referência na proteção de animais silvestres. As duas campanhas de maior destaque do núcleo, em 2014 e 2015, atingiram 6.500 crianças com aulas específicas de Educação Ambiental, e outros 4.500 estudantes em curso sobre a biodiversidade da mata atlântica. 

Além de receber estudantes de Barra Velha e região no NPA, Roberto custeou do próprio bolso cursos nos Institutos Butantan e Vital Brazil, em SP e RJ, respectivamente, além de trazer especialistas destes institutos para Barra Velha, capacitar os bombeiros voluntários.  

Em outubro de 2013, Roberto implantou um blogue completo das ações do NPA - juntamente das ocorrências atendidas - e que atingiu mais de 150 visualizações por dia, de vários países do mundo. O endereço npabombeiro.blogspot.com ainda está no ar, com mais de 750 matérias coletadas na rede ou escritas pelo próprio instrutor.  


R$ 3 mil por mês 
"O poder público nos abandonou. Sem ajuda, vamos fechar as portas, pois a corporação está vivendo com cerca de R$ 3 mil por mês", lamenta ele. "Trabalhamos sempre com muito pouco e em regime voluntário, mas neste começo de ano, tivemos reuniões com o comando, e não há previsão para investir e suprir os trabalhos do núcleo", lamenta o instrutor, que também anunciou seu desligamento da instituição socorrista. 

Roberto ilustra a situação, dizendo que não há equipamentos de resgate para trabalho, não há veículos à disposição, a frota está sucateada e não há manutenção. "Sinto que fomos completamente abandonados", completa.  

Roberto ainda revela que ofereceu ao então secretário de Educação Adilson Madruga uma campanha gratuita com materiais pedagógicos doados pelo Butantan, e não houve interesse por parte da pasta. "Também não quiseram abrir portas para o projeto de prevenção de acidentes, alegando não ter interesse", diz Roberto. 


Matias alega crise financeira para não apoiar 
Ouvido pelo Jornal do Comércio, o prefeito Claudemir Matias (PSB) disse que não teve ainda confirmação do fechamento do Núcleo de Proteção Ambiental. "Não me foi nada repassado oficialmente", destacou ele. 

O prefeito alega que seria possível um apoio estrutural para evitar o fechamento do núcleo, mas diz que financeiramente, a Prefeitura contém gastos "e é de conhecimento de todos". "Se for o caso de ajudar, teríamos que ver o meio legal para isso, mas atravessamos uma fase de dificuldade financeira", observa ele. 

O ex-secretário de Educação e atual vereador Adilson Madruga (PT) garantiu ao Jornal do Comércio que não foi procurado pelo NPA sobre as campanhas citadas por Roberto. "Agora estou na Câmara; o que for preciso, eu estou à disposição", garantiu o petista. 

fonte